Pesquisar neste blog

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

GUIA DE COLAS

  O mercado oferece grande variedade de colas e adesivos, embora alguns possam ser usados para muitos fins, há trabalhos que exigem um tipo específico de cola. Para papel e cartolina. Devem-se usar colas à base de borracha, embora os adesivos em aerossol sejam cada vez mais populares. A cola universal tem inúmeras aplicações e seca rapidamente. A cola em barra é limpa e fácil de usar em papel e cartolina.
As colas em aerossol são muito práticas para foto montagens e recortes. Elas permitem reposicionamento, ou seja, é possível descolar uma imagem e colá-la novamente. Para eliminar manchas de cola, use a borracha ou umas gotas de solvente. São colas que exigem um ambiente com boa ventilação, porque exalam vapores que podem ser perigosos, se inalados. As fitas adesivas duplas também são úteis para colar fotografias


  • A cola de contato é um adesivo muito resistente que cola instantaneamente. Aplica-se nas superfícies e deixa-se secar antes de uni-las.
  • A cola de contato em barra derrete com o calor e é aplicada com pistola. Quando se aperta o gatilho, sai uma gotinha de cola que endurece ao esfriar. Garante aderência permanente
  • A resina epóxi é composta de um adesivo e de um endurece dor e impermeabilizador, cuja mistura oferece aderência permanente.
  • A cola-tudo é praticamente instantânea e é vendida em forma líquida ou em gel.
  • A cola à base de PVA é uma cola cremosa que se torna transparente depois de seca. Oferece aderência permanente, mas não é impermeável.
  • O látex, similar ao PVA, é uma cola transparente e impermeável. 
  • A massa de vidraceiro é resistente à água e aos detergentes e é usada especificamente para colar vidro com vidro e metal com metal

OUTROS ADESIVOS
AplicaçãoColaAplicaçãoCola
LonaDe contato, em pistola, látex, PVA ou cola-tudoFeltroUniversal, em pistola, látex, cola-tudo em gel
CartolinaUniversal, em pistola, em barra, látex, cola-tudo, PVAPapelUniversal, em pistola, em barra, látex, PVA, cola-tudo em gel
CerâmicaUniversal, resina epóxiCouroUniversal, de contato, em pistola, látex, PVA, cola-tudo
PorcelanaCola-tudoVidroCola-tudo
CortiçaUniversal, de contato, em pistola, cola-tudoPVCUniversal, em pistola, cola-tudo
Flores SecasUniversal, em pistola, cola-tudoLouçaResina epóxi, em pistola
TecidoUniversal, de contato, para tecidos, em barra, em pistola, PVA, cola-tudo em gel.MadeiraUniversal, de contato, resina epóxi, em pistola, PVA, cola-tudo, cola-tudo em gel

OUTROS ADESIVOS

Há muitos tipos de fita adesiva, nas mais diferentes larguras, para as mais diferentes finalidades.

O EFEITO DAS CORES
As cores são quentes e frias. As quentes (amarelos. vermelhos, rosas, laranjas e marrons) parecem aproximar-se visualmente. Fazem com que espaços grandes pareçam menores e dão a impressão de proximidade aos objetos. As frias (verdes, azuis e violetas) afastam visualmente os objetos. São usadas para dar elegância a um desenho e ampliar espaços.

CORES HARMÔNICAS
As cores harmônicas, como, por exemplo, um marrom e um amarelo quente, costumam combinar bem. Os trabalhos baseados nessas cores ficam relaxantes, mas talvez seja necessário acrescentar uma nota de contraste. Pode-se usar diversos matizes de uma mesma cor.
Ou juntar um toque de uma cor primária. Deste modo, é possível criar qualquer tipo de desenho, desde móveis pintados a caixas de agulha e manter a harmonia sem que fique sem graça. 

CONTRASTE DE CORES
As cores complementares (aquelas que ficam opostas no círculo cromático) e as cores primárias costumam ser usadas para criar combinações de cores fortes e contrastantes. O vermelho junto ao verde ou o amarelo com o violeta, por exemplo, dão um efeito espetacular ao desenho. No entanto, é preciso tomar cuidado com tais combinações. O uso excessivo de vermelho e verde pode ficar muito bem no Natal, mas parecerá estranho no resto do ano.
Pode-se combinar cores frias com quentes, claras com escuras. Um toque de branco cai muito bem com cores contrastantes. O trabalho costuma ficar melhor quando estas cores são usadas em proporções moderadas. 

CORES NEUTRAS
Outra combinação agradável é a das cores neutras da natureza. Elas são o resultado de misturar um pouco de cor com um toque de preto e muito branco. Pensando nas conchas e na areia, ou nas pedras e nos seixos, pode-se criar um esboço em que se misturem estes beges e amarelos acinzentados. Para finalizar, basta um toque de uma cor mais forte.
Fonte: euamobiscuit

Conheça nossa homepage no  Facebook 

Um comentário: