Pesquisar neste blog

sábado, 9 de fevereiro de 2013

ADUBO ORGÂNICO CASEIRO III


Abra um buraco na terra de 1 metro de profundidade por 2 metros de largura e de comprimento em um terreno seco e não encharcado. Monte a pilha com o material disponível em local plano e de preferência coberto (pode ser sob uma árvore). Em camadas, coloque todo o material a ser compostado.
Na parte de baixo deixe sempre uma camada de material rico em carbono e fibras, como palhas e capins secos. Faça uma camada fina de restos de comida, esterco, etc., e molhe sem excesso. Cubra esta camada novamente com palhas e capins. A primeira e a última camada devem ser de material rico em carbono e fibra. Repita a operação de novas camadas, sempre intercalando material seco e material orgânico, finalizando com o primeiro.
Para evitar moscas, coloque uma camada de 1 a 2 centímetros de terra sobre o material orgânico. Revolva a mistura de 3 a 4 vezes a cada 15 dias, para que ela receba luz e ar igualmente e fique com a temperatura homogênea. Verifique se a umidade do material está correta apertando a massa (deve sair somente um pouco de água). Tampe ou cubra o material, deixando entradas de ar. Irrigue a pilha duas vezes por semana. O adubo estará pronto para ser usado quando a mistura estiver fria, sem cheiro desagradável e completamente decomposto.


Fonte:culturamix

Veja mais sugestões de Reciclagem na homepage do  Facebook


Posts Relacionados:     ADUBO ORGÂNICO CASEIRO 1 & 2


adubo caseiro 2

adubo caseiro 1


Nenhum comentário:

Postar um comentário