
Sabe aquelas embalagens metalizadas de café à vácuo? Agora terá uma forma de reaproveitá-las dando bastante utilidade.
E não só as embalagens de café, mas também aquelas embalagens de salgadinhos podem ser aproveitadas para esse passo a passo em que vamos transforma-las em porta-copos.
Primeiro você precisa ter muitas destas embalagens já guardadas. Vamos considerar para cálculo uma embalagem de 500 gramas de café, com ela conseguimos até três bases para os elos que vamos fazer. Quer entender melhor?
Usando um estilete bem afiado corte a base lacrada e o topo lacrado da embalagem metalizada. Use uma lâmina de vidro para fazer os cortes.
Vire a embalagem e corte a outra tira lacrada na vertical. Abra, limpe bem do pó de café, lavando e enxaguando. Se você cortar as partes lacradas bem rentes, uma embalagem de café renderá três bases.
Depois de cortar a base de 18x8cm, dobre-a ao meio no sentido do comprimento e faça um vinco na base com os dedos ou usando uma régua. Será a linha de trabalho. Desdobre.
Dobre as bordas externas voltando para a linha demarcada, como na imagem. Marque novamente as dobras.

Junte as bordas externas mais uma vez, formando uma tira estreita. Reforce a dobra de novo.
Aqui temos um elo pronto. Ele será a base do nosso trabalho.
Para fazer uma peça de porta-copos são necessários 15 desses elos. Prepare-os todos antecipadamente antes de continuar. Vamos usar esses elos para formar “correntes”. Com elas montaremos o porta-copos.

Deslize o elo 2 no sentido inverso de onde está. Como você pode observar, a parte fechada do elo 2 vai vedar as partes soltas do elo 1. Essa é a forma correta de encaixar os elos uns nos outros.
Empurre o elo 3 até o final.
Complete o encaixe do elo 3. Ao mesmo tempo em
que você vai encaixando um elo no outro, a corrente
vai ficando firme, por isso não é necessário usar cola.
Continue a encaixar até ter 5 elos em sua corrente.
Faça três tiras de 5 elos. É o que é necessário para um porta-copos.


O porta-copos é bem resistente e funcional. Experimentem.
Fotos e passo-a-passo: Cris Turek
Nenhum comentário:
Postar um comentário